Como Usar a Jurimetria para Alavancar a Eficiência do Contencioso Jurídico
A jurimetria está em alta nos últimos tempos por elevar a eficiência de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Mas o que poucos sabem, é que ela surgiu no fim dos anos 1940, com o objetivo de possibilitar uma análise de jurisprudência de forma estatística.
Acontece que com o avanço da tecnologia a maneira de fazer jurimetria evoluiu!
Hoje os maiores escritórios do Brasil estão investindo em ferramentas de análise de dados, com o objetivo de se destacar no mercado.
Neste artigo, vamos explicar de forma simples e objetiva:
- O que é jurimetria
- Como ela impulsiona o setor de contencioso jurídico
- A importância dos softwares de análise de dados para as suas análises jurimétricas
- Principais benefícios da jurimetria na prática
- Como usar o maior banco de dados judiciais do Brasil para fazer jurimetria inteligente
Você vai sair desse artigo sabendo exatamente o que seu escritório de advocacia precisa para potencializar os resultados, e como você consegue atingir esse objetivo!
1. Afinal, o que é jurimetria?
Indo direto ao ponto, jurimetria é a aplicação das técnicas de análise de dados estatísticos no campo do Direito.
No universo das ciências humanas é comum tomar decisões no “feeling”, ou seja, de forma intuitiva e a partir de análises subjetivas.
Mas, essa definitivamente não é a forma mais eficiente de solucionar problemas.
A partir da junção entre a matemática e o direito, nasceu a jurimetria.
É ela que permite que o advogado analise o comportamento do Judiciário em determinadas demandas com base em dados concretos.
Com isso, é possível descobrir padrões em decisões, perfis de Juízes, tipos de causas, valores, tempo médio de tramitação de processos etc.
O que é excelente para aumentar a eficiência jurídica!
Afinal, uma vez identificado o cenário da Justiça, é possível projetar estratégias fundamentadas para alcançar o desfecho esperado e mitigar as adversidades.
Existem diversas formas de implementar essa abordagem a um departamento jurídico, a análise de dados pode, inclusive, ser realizada de forma manual.
A grande questão é que quanto maior a quantidade e a qualidade dos dados coletados, mais precisos são seus resultados.
Da mesma forma, ter uma ferramenta que padroniza e filtra as informações, possibilita uma análise muito mais dinâmica e inteligente.
Por isso, não faz sentido que os escritórios e departamentos jurídicos que buscam implementar a jurimetria ignorem as infinitas possibilidades que a tecnologia oferece.
2. Jurimetria na prática: Como ela impulsiona o contencioso jurídico?
Para os departamentos de contencioso jurídico de grandes escritórios e empresas o uso de dados judiciais tem sido uma prática muito adotada.
Tanto na organização de processos internos quanto nas fases de planejamento e de execução de estratégias.
Isso porque a análise de dados históricos permite o aperfeiçoamento das técnicas aplicadas no presente e a potencialização dos resultados atingidos no futuro.
Dessa forma, a jurimetria transforma um cenário de incertezas e subjetividades em reflexões fundamentadas e hipóteses estatisticamente previsíveis.
Sem falar que se forem tomados para análise os dados internos de um departamento é possível extrair uma avaliação de desempenho dos colaboradores.
O que ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da equipe jurídica, e alocar recursos de acordo com as necessidades do negócio.
No contexto de departamentos de contencioso jurídico essas possibilidades representam uma vantagem competitiva tremenda, capaz de revolucionar sua atuação.
Na prática, essas são as 3 principais possibilidades de análises aplicadas ao contencioso jurídico:
- Padrões de decisões judiciais: a partir do registro das decisões dos tribunais em determinadas ações, é possível reconhecer padrões de comportamento e, consequentemente, adotar abordagens argumentativas mais assertivas.
- Tempo médio de tramitação processual: ter o período de duração dos processos documentado viabiliza ao profissional fornecer orientações mais concretas, o que eleva a qualidade do serviço oferecido e melhora a experiência do cliente.
- Probabilidade de êxito da causa: ao sintetizar estatisticamente as taxas de êxito de certas demandas ou de fundamentos fáticos e jurídicos específicos a jurimetria fornece estabilidade e segurança para o advogado.
Porém, para tornar todas essas vantagens realidade, os escritórios e departamentos jurídicos podem contar com uma “mãozinha” da tecnologia e inteligência artificial.
3. Software de jurimetria: Aliado estratégico do contencioso jurídico
Investir em ferramentas e softwares de coleta, armazenamento e análise de dados judiciais eficientes é o que define os rumos de uma estratégia pautada na jurimetria.
Afinal, de nada vale a informação se ela for viciada ou impossível de ser decifrada.
O que torna um banco de dados um aliado estratégico do contencioso jurídico é não apenas a quantidade e a qualidade das informações.
Mas também a capacidade de interpretação do próprio operador do direito, que será o responsável por tornar as estatísticas em estratégia.
E acredite, a escolha do software ideal para seu escritório de advocacia ou departamento jurídico é o que o torna capaz de otimizar os resultados através da jurimetria.
Esses são os principais benefícios que uma abordagem baseada em dados judiciais oferece, se feita de forma eficiente:
Tomada de decisões estratégicas
A partir dos dados judiciais coletados é possível formular estratégias com base nos padrões que já foram identificados.
Dessa forma, o profissional define uma abordagem específica e personalizada para cada cliente, de acordo com o que tem maior ou menor probabilidade de sucesso.
Especificamente no campo litigioso, isso permite que o advogado adote uma postura mais assertiva diante de situações que antes exigiam um comportamento reativo.
O que nos leva ao segundo benefício…
Redução de custos
A jurimetria não só reduz os custos de um departamento jurídico por diminuir a margem de erro das causas, o que consequentemente potencializa as vitórias judiciais e o faturamento.
Mas também por otimizar procedimentos repetitivos e operacionais.
O que libera tempo para os advogados focarem nas funções estratégicas e produtivas da atividade jurídica, e reduz custos com novas contratações.
Além disso, a análise de dados serve de base para uma eventual realocação de recursos visando reduzir despesas internas, o que torna a gestão dos escritórios mais eficaz.
Personalização do atendimento ao cliente
A melhora da experiência do cliente com um escritório ou departamento jurídico é multifatorial.
Entretanto, sentir que o profissional faz escolhas personalizadas e alinhadas aos seus objetivos processuais definitivamente pesa na hora de avaliar a prestação de serviços.
Os dados judiciais fornecem subsídios para que o advogado preveja desfechos e proponha soluções mais rápidas e econômicas para a demanda do cliente.
Além de gerar insights sobre problemas comumente enfrentados pelos clientes e aos quais é possível antecipar soluções.
No fim das contas, o advogado fornece uma orientação muito mais fundamentada e próxima da realidade, o que garante segurança e inspira confiança.
Aumento da eficiência
A possibilidade de prever desfechos se traduz diretamente na eficiência jurídica.
Os dados judiciais direcionam as estratégias que devem ser adotadas, facilitam processos e reduzem os custos da atuação jurisdicional, o que inegavelmente eleva o nível do serviço.
Sem falar que eles permitem o aprimoramento de atividades operacionais a partir do gerenciamento de prazos e da identificação de lacunas no fluxo de trabalho.
Dessa forma, os escritórios e departamentos jurídicos se colocam um passo à frente dos demais envolvidos na relação processual.
4. Predictus: Jurimetria inteligente com o maior banco de dados judiciais do Brasil
A Predictus é uma empresa de tecnologia de informação, que conta com o maior banco de dados judiciais do país.
São mais de 630 milhões de processos de todos os Tribunais do Brasil, com mais de 1 milhão de atualizações diárias.
A nossa solução oferece análises jurimétricas completas e personalizadas, de acordo com as necessidades do seu escritório ou departamento jurídico.
Você tem acesso à todas as informações que precisa em 3 segundos, com uma simples consulta por empresa, nome, CNPJ, CPF, OAB ou número do processo.
Trabalhamos apenas com informações públicas e lícitas, respeitando todas as normas que regulam a matéria.
Tudo para você ter a segurança de usar uma base de dados judiciais de qualidade.
E não para por aí: você tem a liberdade para escolher acessar nossa solução pela Plataforma ou API.
Assim, você consegue integrar o banco de dados ao seu software interno, definindo objetivos, filtrando informações e direcionando a sua análise da forma como preferir.
Além disso, através do Status Predictus, uma inteligência interna classifica os dados processuais para você, inclusive os que não estão explícitos, como:
- Status do julgamento (procedente ou improcedente)
- Status do processo (ativo, arquivado ou suspenso)
- Ramo do direito (civil, trabalhista, criminal, tributário etc.)
- Status de execução da pena
- Valor da execução
- E muito mais!
Dá só uma olhadinha em como a nossa solução funciona na prática!
Exemplo prático de jurimetria com a API da Predictus
Se você já entrou com o processo, é só digitar o número e informar a instância de julgamento.
Aí, a Predictus vai identificar todas as ações judiciais que tratam do mesmo assunto dentro da mesma vara em que tramita seu processo.
Com isso, você consegue descobrir a chance de procedência, tempo médio de julgamento e valores.
Agora, se o processo ainda não existe e você só está analisando a viabilidade da causa, basta aplicar os filtros de pesquisa:
- Tribunal
- Unidade de origem
- Órgão julgador
- Classe processual
- Assunto
Em seguida, a Predictus seleciona causas parecidas com a sua e que foram julgadas na mesma vara, para você ter um bom parâmetro para suas análises jurimétricas.
Assim, todas as informações valiosas que você precisa estão na palma da sua mão:
Acabamos de lançar o novo módulo de Jurimetria na Plataforma Predictus — a revolução do jurídico.
Agora, você pode prever o desfecho de um processo antes mesmo de ajuizá-lo. Ou, se ele já está em andamento, pode estimar a chance de êxito, o tempo médio até a sentença e os valores envolvidos — tudo com base em dados estatísticos.
Se o processo já foi ajuizado, é só informar o número, o grau e o tribunal. A Jurimetria da Predictus analisa decisões semelhantes da mesma vara e apresenta:
- Probabilidade de procedência total ou parcial;
- Tempo médio até a sentença;
- Valor médio da causa;
- E muito mais.
Se o processo ainda não foi ajuizado, você pode usar filtros de pesquisa para consultar casos semelhantes e validar hipóteses jurídicas com base em dados reais.
A plataforma retorna decisões comparáveis já julgadas, para que você fundamente sua estratégia com mais segurança.
O novo módulo já está disponível para clientes Predictus adquirirem ou para quem deseja se tornar cliente.
Quer testar agora? Faça seu teste grátis agora mesmo! E junte-se aos mais de 250 clientes que já confiam em nossa expertise para obter informações!
